Um pouco mais sobre o Shih Tzu

Por Flávia Piva

Podemos dizer que cada raça de cão tem uma função, isso é correto. Cada cão tem uma função ou é criado pelo homem para uma determinada função e precisamos estar atentos a isso no momento de adquirir um cão. O shih tzu pertence ao grupo dos cães de Luxo e Companhia, foram desenvolvidos para a companhia das grandes damas da realeza. Portanto, são animais mais delicados, pequenos e exuberantes, possuem a pelagem muito sedosa e longa. Como cães de luxo que são, exigem uma certa disposição do proprietário para mantê-los bem, ou seja, dão um certo trabalhinho sim. Se engana quem pensa que não dá, porque dá. Mesmo com um banho profissional semanal eles precisam de manutenção periódica. Cães como os shih tzus, que tem olhos grandes e expostos precisam de manutenção diária, limpar periodicamente a região, prender os pelos do topete (aguardem tutorial sobre o assunto em breve) para que não atinjam os olhos, pentear barba e bigodes também.Os olhos exigem preocupação constante para quem tem um cão da raça.

Se não puder e não quiser deixar a pelagem completa até o chão(eu adoro!), e resolver tosar, muito cuidado… os pelos curtos ao redor dos olhos devem ser aparados semanalmente para que não cresçam de modo a atingi-los, causando irritação e lesões. Atenção também com as otites e alergias! Ao se coçarem e se esfregarem em tapetes e etc. eles podem ferir os olhos também. Essa raça é muito propensa a alergias por fatores genéticos, ambientais e alimentares. Se você for adquirir um shih tzu, é bom estar atento aos fatores genéticos e escolher um bom criador. Uma visita ao oftalmologista também é muito bom para descartar problemas com cílios, doenças que causam lesões e úlceras de córnea, principalmente se seu shih tzu apresentar irritação e lacrimejar muito. Outra dica bacana é ter um pentezinho pra você mesmo poder fazer o grooming do seu Shih Tzu em casa!

Conclusão: o shih tzu é um amor, lindo e fofo! Mas merece muita atenção do dono em relação aos cuidados, sobretudo com os olhos!

 

A famosa tosa bebê tem várias versões. Essa é uma delas, com o pelo da cara baixinho, as orelhas triangulares e sem franja, adequado para os cães com problemas nos olhos.

Descabelaaaaaaaada!

Que diferença depois de um grooming! Bem bonitinha!

Estes pequenos pentes são indispensáveis para os cuidados com o Shih Tzu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...